1º Etapa

Circuito Aventura fomenta esporte e divulga belezas naturais de Pindamonhangaba


Nos dias 2 e 3 de julho, Pindamonhangaba sediou a I Etapa do Circuito Aventura, com as corridas de montanha e de aventura. O evento reuniu cerca de 80 atletas, em dois dias de evento. De acordo com o organizador das provas, Marcos Rodrigo “Nescau”, da agência Circuito Aventura Montanhismo, o evento teve como objetivo fomentar o esporte de aventura no Vale do Paraíba e divulgar os atrativos naturais da cidade.  
Os atletas foram recepcionados no dia 1º de julho, para a retirada do kit e no dia 2 de julho, o grupo se reuniu na praça da Estrada de Ferro Campos do Jordão, para o embarque no bondinho com destino ao Clube de Campo Piracuama, local da largada da corrida de montanha. Os atletas enfrentaram 6km entre estradas de terra e trilhas desafiadoras nos pés da Serra da Mantiqueira. “Toda dificuldade encontrada no percurso foi recompensada com as belas paisagens encontrada durante o percurso”, comenta o organizador.
O primeiro atleta a passar no pórtico de chegada foi  Celso Prado da academia BS FISIO FITTNESS com o tempo de 00:39:08 ficando com o 1º lugar na categoria masculina e a categoria feminina ficou com Nancy Nomoto Leme, da Revista Vitrine com o tempo de 00:47:53. A premiação foi entregue para os três primeiros colocados de cada categoria no clube de Campo Piracuama.
Poeira, água e muita adrenalina na corrida de aventura
Antes de enfrentar os desafios da corrida no domingo, os atletas iniciantes participaram da oficina de orientação ministrada pelo sgto Alberto Rutina, que passou noções básicas sobre interpretação de mapas e utilização de bússola.Os atletas também fizeram uma oficina de técnicas verticais (rapel), com Tiago Reis, monitor da agência Circuito Aventura Montanhismo.  
Prontos para a prova, os atletas largaram da Praça do Cruzeiro, às 9h, do dia 3 de julho, depois de uma pequena palestra, com o diretor de competição Marcos Rodrigo.
De acordo com o diretor de competição, os atletas tinham como objetivo achar cinco PCs (posto de comando) que estavam espalhados pelos prédios históricos de Pindamonhangaba o destino final dos atletas nesse trecho do centro era na estação Estrada de Ferro Campos do Jordão. “Nesse trecho da prova o tempo dos atletas era parado e eles embarcaram no “Bondinho” para um traslado de 20km com destino a re- largada  na estação Piracuama nos pés da Serra da Mantiqueira. Lá as equipes buscaram mais oito Pcs e cumpriram as modalidades de trekking , aquafloting, Rapel e mountain bike”, explica o diretor. Com 25 km no total a 1º etapa de corrida de aventura foi considerada um sucesso pelos atletas, uma prova rústica com vários trechos técnicos tanto na mountain bike como na navegação.
O primeiro atleta a cruzar o pórtico de chegada foi o atleta da categoria solo Fernando Lordello com um tempo total de 3:48 minutos de prova e a última equipe passou pelo pórtico com o tempo de 5:32. A premiação foi entregue na Churrrascaria Gramado para as três primeiras equipes de cada categoria. 
A 2ª etapa da competição está prevista para o mês de dezembro em data e local a serem divulgados, posteriormente. Informações (12) 8127-8914 ou http://corridadeaventurapinda.blogspot.com